terça-feira, 5 de junho de 2012

Flores do Oriente

Flores do Oriente é um daqueles filmes indiscutivelmente bonitos, que flutua entre drama, guerra, ação, violência e romance.

O cenário é a ocupação da China pelo Japão, que teve seus soldados impiedosamente massacrados.

Cristian Bale começa como um agente funerário que só quer saber de ganhar o seu quinhão na guerra, um patife assumido, um bêbado inveterado.

Na medida em que vai se envolvendo com crianças refugiadas em um convento e com as prostitutas do Rio Qin Huai ora histéricas, ora delicadas, vai se transformando em uma pessoa sensível e altruísta.

Se você é daqueles que tem estômago fraco, não veja. Há cenas de entristecer os olhos, de nos fazer implorar por exoneração da raça humana. Mas o saldo é positivo. A metamorfose do personagem de Bale, as singelas músicas orientais, as descontraídas meninas de Qin Huai e as virgens coristas dão leveza à trama e acabam por compensar, ainda que timidamente, todas as desgraças da guerra.

Título original: Jin Líng Shí San Chai
Lançamento: 2011 (China)
Direção: Zhang Yimou
Atores: Christian Bale, Ni Ni, Zhang Zinyi, Dawei Tong, Huang Tianyuan, Paul Schneider.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Beleza Adormecida

Na hora de escolher cineminha da semana, você vê que está em cartaz um filme com Emily Browning (aquela pequena do Desventuras em Série - agora crescida), repara o selinho da seleção oficial do Festival de Cannes, acha o nome interessante, a fotografia bonita e pensa que não pode ter erro. Há! Você não poderia estar mais enganado!

Beleza adormecida é um filme raso, sem propósito, sem nexo, doentio e bizarro.

Emily Browning faz uma apática jovem da classe média neo-zelandesa, perdida entre estudos, subempregos, prostituição, drogas, um senhorio insuportável e um relacionamento misterioso.

Nas horas vagas é levada por um chofer até a mansão de uma senhora, onde toma um chá exótico, fica inconsciente e serve de objeto para os mais estranhos clientes, enquanto jaz adormecida, inerte e nua em uma cama.

Se ainda assim, quiser arriscar, prepare-se para entender pouco, se incomodar muito e sair do cinema com aquela sensação de vazio e de dinheiro perdido.

Título original: Sleeping Beauty
Lançamento: 2011 (Nova Zelândia)
Direção: Julia Leigh
Atores: Emyly Browning, Rachael Blake, Ewen Leslie, Peter Carrol.